Fluxograma de processos é a representação das etapas de um projeto através de símbolos gráficos, com o objetivo de descrever o passo-a-passo e visualizar o quanto avançamos no caminho para alcançar o nosso objetivo (ou quantas ações ainda faltam). Para ser completo, um fluxograma precisa apresentar o início, meio e o fim de um processo.

Hoje em dia é muito fácil desenhar um fluxograma. Existem várias ferramentas que permitem fazer a diagramação do fluxo. Eu sou antiga e prefiro usar post-its coloridos.

Montei um modelo bem básico para que você consiga compreender melhor do que se trata um fluxograma de processos:

No exemplo a cima, eu defini os post-its azuis para indicar o início e o fim do processo, o verde para indicar uma decisão que precisava ser tomada, os roxos para ações que dependeriam de outra pessoa e os amarelos para as minhas obrigações.
A ideia é que você destrinche ao máximo todas as etapas do processo para que nada se perca no caminho.

Depois de pronto, recomendo deixar o seu fluxograma em um lugar visível para que você possa acompanhar o avanço das suas tarefas!

Dica: Não se esqueça de comemorar cada passo!
Mesmo aqueles que você considerar muito fáceis. Manter-se motivado é fundamental para conseguir concluir seus projetos e conquistar os seus objetivos!

Para limpar o seu campo visual e dar aquela sensação de “estou mais próximo do meu objetivo”, você pode deixar um espaço próximo ao seu fluxograma para os “post-its concluídos“.

Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado.
Beijinhos e até o próximo post :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close